VELUX ACTIVE with NETATMO support

Perguntas mais frequentes

A aplicação VELUX ACTIVE tem um limite de cinco interruptores de saída por gateway.
Se forem necessários mais de cinco interruptores, tem de dividir a sua casa em duas zonas e utilizar um gateway para cada zona.
Coloque o gateway numa localização central na sua casa para assegurar uma ligação sem fios estável para todos os seus produtos VELUX e para o router Wi-Fi. A força do sinal Wi-Fi pode ser apresentada acedendo a "Definições > Gestão da casa" na aplicação VELUX. Após determinar a melhor posição, pode instalar o gateway na parede utilizando o suporte de instalação.

Se gostaria de utilizar a aplicação VELUX ACTIVE para criar uma climatização interior mais saudável, mas não tem uma janela de sótão elétrica, pode adicionar o kit de upgrade de motor solar para janelas de sótão manuais. Visite esta página (site de marketing da VELUX) para obter mais informações acerca de produtos de adaptação elétrica e compatibilidade.

 

Para ligar o gateway a um novo ponto de acesso Wi-Fi (router), utilize a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Gateway > Setup Wi-Fi" (Definições > Gestão da casa > Gateway > Configurar Wi-Fi). Será então orientado para introduzir novamente o código de identificação do seu ponto de acesso Wi-Fi.

Para obter as melhores condições que proporcionem medições precisas, coloque o sensor de acordo com as seguintes diretrizes:
  - Coloque o sensor na parede, dentro do alcance, a uma altura adequada (90-170 cm)
  - Não coloque o sensor na parte interior de uma parede exterior
  - Não coloque o sensor exposto à luz solar direta
  - Não coloque o sensor por cima de radiadores ou aparelhos de aquecimento
  - Não coloque o sensor atrás de cortinas, peças de mobiliário ou outros obstáculos

O botão de cadeado e o interruptor de saída são utilizados para colocar o seu controlo de climatização interior VELUX ACTIVE num modo de segurança (ausência) quando não se encontra em casa. As suas janelas ficam então bloqueadas apenas para ventilação pela aba/sem abertura (janelas sem aba). Ao premir o "cadeado fechado", define o modo de segurança/ausência. Ao premir o "cadeado aberto", define o modo sem segurança/em casa.

Nota: Configurar os estados na aplicação é o mesmo que premir o interruptor de saída.

Se o seu gateway já estiver instalado, pode encontrar o endereço MAC na aplicação . Aceda a Definições > Gestão da casa > Gateway > Endereço MAC e procure o código de 12 carateres: "70: ee :50: xx: xx: xx".
Se não tiver o seu gateway instalado, pode encontrar o endereço MAC impresso na parte posterior do gateway. Procure o código de sete caracteres com o formato "g: xx: xx: xx" (a última parte do número de série do gateway na terceira linha).
Pode utilizar a aplicação ou o controlo remoto para colocar a sua janela ou produto de proteção solar VELUX na posição pretendida. Na aplicação, selecione a divisão e percorra o ecrã até ver o produto que pretende operar. Faça deslizar o botão na barra de controlo para definir a posição pretendida. Liberte-o para iniciar o movimento. Pode sempre interromper o movimento premindo o botão "Parar".

Nota: Pode obter um controlo rápido premindo os ícones do produto em cada lado do controlo de deslize – o produto irá diretamente para a posição final.

Para instalar um sensor adicional à sua solução VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Install new products > Install additional switch" (Definições > Instalar novos produtos > Instalar interruptor adicional) e siga as instruções.

Orientação para a instalação


Compatibilidade

A aplicação está disponível para iOS 9.0 ou posterior na Apple App Store e para Android 5.0 ou posterior na Google Play. A aplicação é utilizada para o sistema VELUX App Control e VELUX ACTIVE with NETATMO.
Pode estabelecer ligação com até 15 utilizadores num gateway.
Pode controlar até 5 casas diferentes a partir da aplicação.
O sistema VELUX ACTIVE with NETATMO e o VELUX App Control requerem uma rede Wi-Fi pessoal. Não é possível proceder à configuração num hotspot público nem numa rede empresarial. É necessária uma ligação Wi-Fi de 2,4 GHz (802.11 b/g/n) com definições de segurança de rede pessoal WEP, WPA ou WPA2.
O VELUX ACTIVE e o VELUX App Control podem controlar até 200 produtos. A aplicação Apple HomeKit tem capacidade para um máximo de 100 produtos.

Se gostaria de utilizar a aplicação VELUX ACTIVE para criar uma climatização interior mais saudável, mas não tem uma janela de sótão elétrica, pode adicionar o kit de upgrade de motor solar para janelas de sótão manuais. Visite esta página (site de marketing da VELUX) para obter mais informações acerca de produtos de adaptação elétrica e compatibilidade.

 

Pode adicionar até 10 sensores a um gateway VELUX ACTIVE. Se forem necessários mais de 10 sensores, tem de dividir a sua casa em duas zonas e utilizar um gateway para cada zona.
A aplicação VELUX ACTIVE tem um limite de cinco interruptores de saída por gateway.
Se forem necessários mais de cinco interruptores, tem de dividir a sua casa em duas zonas e utilizar um gateway para cada zona.
Actualmente, o VELUX ACTIVE with NETATMO é compatível com a Apple Homekit e Google Home. A Amazon Alexa não é compatível uma vez que a Amazon não contempla janelas na sua aplicação. Isto significa que a Amazon Alexa não é capaz de abrir e fechar janelas a partir do seu sistema.

A minha instalação

O sistema VELUX ACTIVE with NETATMO e o VELUX App Control só podem encontrar produtos VELUX (e produtos Somfy selecionados) utilizando o protocolo de comunicação sem fios io-homecontrol.
Os toldos horizontais não são compatíveis.

IMPORTANTE: Certifique-se de que o seu controlo remoto ou interruptor de parede VELUX está devidamente emparelhado com o produto e totalmente funcional antes de iniciar a instalação. NÃO reinicie o seu gateway, a menos que tenha verificado todos os passos seguintes:

Utilizar um controlo remoto com ecrã e retorno de informação (bidirecional):
1. Verifique se todos os produtos detetados pelo controlo remoto podem ser operados a partir do ponto em que o gateway está posicionado.
- Se receber um comentário "sem contacto", tente aproximar-se do produto e tente novamente – quando tiver sucesso, mova o gateway para esta posição.
- Se receber "chave de segurança errada", verifique as instruções do controlo remoto sobre como obter uma chave de segurança nova e válida.
2. Verifique se tem um controlo "mestre" para toda a casa ou controlos individuais de divisões.
- Se tiver um "controlo principal", utilize-o sempre para o registo do produto.
- Se tiver controlos individuais de divisões, comece a adicionar os produtos do primeiro controlo remoto à sua aplicação e termine a configuração apenas com estes produtos. Para adicionar os restantes produtos, vá a Definições > Instalar novos produtos > Instalar uma nova janela > Próximo e siga as instruções de instalação apresentadas na aplicação. Nota: As instruções do controlo remoto são ligeiramente diferentes, uma vez que está agora a alinhar as chaves de segurança durante o processo.
3. Verifique se selecionou a opção de controlo correta na aplicação (os controlos unidirecionais são encontrados premindo o botão "Não tenho esses controlos remotos").
4. Tente fechar a aplicação e reabri-la para ver se tem uma instalação inacabada. Em caso afirmativo, conclua a instalação.

Utilizar um interruptor de parede sem retorno de informação (unidirecional) OU uma combinação de controlos remotos? (unidirecional e bidirecional):
1. Verifique se tem algum controlo remoto bidirecional emparelhado com os seus produtos. Em caso afirmativo, utilize-o ao adicionar os produtos ao gateway (ver acima).
2. Verifique se todos os produtos detetados pelo interruptor de parede podem ser operados a partir do ponto em que o gateway está posicionado. Se não conseguir controlar os produtos, tente aproximar-se do produto e tente novamente – quando tiver sucesso, mova o gateway para esta posição. Caso contrário, verifique as instruções do controlo remoto do controlador sobre como emparelhar o interruptor de parede com o produto.
3. Verifique se o produto está a avançar e a recuar para indicar que o registo está pronto ao premir o botão de engrenagem (nos controlos remotos mais antigos, prima o botão de reset) no interruptor de parede. Se o produto não estiver em a mover-se, tentar mais uma vez premir o botão de engrenagem (nos controlos remotos mais antigos, prima o botão de reset) no interruptor de parede.
4. Verifique se selecionou a opção de controlo correta na aplicação (os controlos unidirecionais são encontrados premindo o botão "Não tenho esses controlos remotos").
5. Tente fechar a aplicação e reabri-la para ver se tem uma instalação inacabada. Em caso afirmativo, conclua a instalação.

Se os passos acima não resolverem o seu problema, infelizmente, será forçado a efetuar uma reposição de fábrica nos seus produtos VELUX que não estão a ser encontrados pelo gateway. Tenha em atenção que necessita de acesso físico ao seu produto para efetuar a reposição de fábrica.
Depois de um produto ser reposto, nenhum dos seus controlos prévios para este produto se mantém funcional. Consequentemente, é necessário emparelhar novamente o controlo com o produto – consulte as instruções da janela/acessórios sobre como repor o produto e depois emparelhe o controlo.
Se o seu gateway já estiver instalado, pode encontrar o endereço MAC na aplicação . Aceda a Definições > Gestão da casa > Gateway > Endereço MAC e procure o código de 12 carateres: "70: ee :50: xx: xx: xx".
Se não tiver o seu gateway instalado, pode encontrar o endereço MAC impresso na parte posterior do gateway. Procure o código de sete caracteres com o formato "g: xx: xx: xx" (a última parte do número de série do gateway na terceira linha).
No caso dos dispositivos iOS (Apple), aceda à Apple App Store; para dispositivos Android, aceda à Google Play. Pesquise por VELUX ACTIVE with NETATMO e transfira a aplicação. Esta aplicação é utilizada tanto para o sistema VELUX ACTIVE como para VELUX App Control.
Algumas redes Wi-Fi são incompatíveis com a gateway do VELUX ACTIVE with NETATMO:
 - Redes públicas e empresariais.
 - Redes que apenas usam a banda de 5GHz.
 - Redes protegidas com um portal de autenticação.

Certifique-se de que o seu smartphone está ligado a uma rede funcional de Wi-Fi antes de iniciar a instalação.
Depois siga estes passos:

1. Reinicie o router Wi-Fi e o smartphone.
2. Verifique que a gateway está ligada à corrente eléctrica (uma pequena luz LED branca está ligada junto ao cabo de alimentação)
3. Se tiver algum repetidor/amplificador de sinal de Wi-Fi na sua rede, certifique-se que cada ponto de acesso tem um nome diferente (SSID) e verifique que a gateway está ligada ao ponto de acesso com o sinal mais forte.

Se os passos acima não resolvem o seu problema, então deverá verificar as configurações do seu router ligando à página de configuração do router (consulte o manual de instruções do seu router).

 - Actualize o router para a sua última versão de firmware.
 - Defina uma password do Wi-Fi mais simples, sem caracteres especiais.
 - Assegure-se de que não há nenhum filtro MAC activado no router (ou certifique-se que a gateway está na white-list).
 - Assegure-se de que restrições de acesso (controlo parental, etc.) está desactivados.
 - Verifique se o router tem uma função de standby. Em caso afirmativo, desactive esta função.
 - Desactive o canal de restrição do Wi-Fi (activar a selecção automática), ou seleccione o canal 1, 6 ou 11.
 - Verifique que 2.4GHz também está activado no caso de o router ser compatível com duas bandas (VELUX ACTIVE with Netatmo apenas pode ser ligado a redes 2.4GHz). Tente também desactivar os 5GHz.
 - Verifique que o UPnP está activado.
 - Tente substituir os actuais servidores DNS com os do Google (Primário: 8.8.8.8 / Secundário: 8.8.4.4).
 - Verifique se o seu router tem alguma firewall / filtro de portas. Em caso afirmativo abra a porta 25050 (TCP).
 - Atribua um IP estático à gateway com o seu endereço MAC.
 
Há duas formas de adicionar um novo utilizador a uma solução VELUX ACTIVE ou VELUX App Control já existente:
1. O novo utilizador obtém as informações sobre o e-mail e a palavra-passe da conta e basta que inicie sessão na mesma conta do utilizador já existente.
2. Um utilizador já existente pode convidar e conceder acesso a um novo utilizador. É possível fazê-lo na aplicação, em "Definições > Gestão de convidados > Convidar um utilizador".

Nota: Para garantir que o sistema VELUX ACTIVE e VELUX App Control se mantêm seguros, o novo utilizador precisa de obter uma chave de autenticação do gateway para obter acesso total (prima a barra de alertas vermelha no ecrã da divisão e siga as instruções na aplicação).
Pode transferir a aplicação no novo dispositivo e iniciar sessão na sua conta já existente.

Nota: Para garantir que o sistema VELUX ACTIVE e VELUX App Control se mantêm seguros, o novo utilizador precisa de obter uma chave de autenticação do gateway para obter acesso total (prima a barra de alertas vermelha no ecrã da divisão e siga as instruções na aplicação).
Sim, é possível aceder à aplicação VELUX ACTIVE ou VELUX App Control com qualquer dispositivo móvel, seja Apple ou Android.
É possível ver um LED branco junto ao conector do cabo de alimentação no gateway. Verifique se o cabo de alimentação está ligado ao gateway e se o interruptor de alimentação está LIGADO. Se já estiver ligado, desligue o gateway do cabo durante 10 segundos e volte a ligá-lo.
Coloque o gateway numa localização central na sua casa para assegurar uma ligação sem fios estável para todos os seus produtos VELUX e para o router Wi-Fi. A força do sinal Wi-Fi pode ser apresentada acedendo a "Definições > Gestão da casa" na aplicação VELUX. Após determinar a melhor posição, pode instalar o gateway na parede utilizando o suporte de instalação.
Quando substituir o gateway, tem de criar uma nova instalação. Por motivos de segurança, não pode transferir informações de um gateway para outro, mas pode manter a sua conta VELUX já existente para o novo gateway.
Para ligar o sistema VELUX ACTIVE ou VELUX App Control é necessário ter uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz (b/g/n). No caso de estar a utilizar um router Wi-Fi de banda dupla, certifique-se de que as redes de 2,4 GHz e de 5 GHz têm nomes individuais (SSID). Se estiver a utilizar repetidores, extensores ou amplificadores de sinal Wi-Fi, certifique-se de que cada ponto de acesso tem também um nome exclusivo (SSID).
A segurança de rede aceite pode ser Aberta, WEP, WPA ou WPA2-pessoal (TKIP e AES).

As redes Wi-Fi incompatíveis são:
- Redes públicas e empresariais com filtragem de portas.
- Redes que utilizam apenas a banda de 5 GHz.
- Redes por detrás de um portal de autenticação.

Certifique-se de que o seu smartphone está devidamente ligado a uma rede Wi-Fi funcional antes de iniciar a instalação.
Em seguida, siga estes passos:

1. Reinicie o router Wi-Fi e o smartphone.
2. Verifique se o gateway está ligado à corrente (o pequeno LED branco está ligado ao lado do cabo de alimentação)
3. Se tiver algum amplificador de sinal/repetidor de sinal Wi-Fi na sua rede, verifique se o gateway está a estabelecer ligação ao ponto de acesso com o sinal mais forte e o ponto de acesso tem um nome exclusivo (SSID).

Se os passos acima indicados não resolverem o seu problema, verifique se o seu gateway VELUX pode ser ligado através de um hotspot fornecido por outro telemóvel ligado à rede de dados móvel 4G. Se a ligação ao hotspot for possível, verifique as definições do seu router ligando à página de configuração do router (consulte o manual do utilizador do seu router).

- Atualize o router para a sua versão de firmware mais recente.
- Defina uma palavra-passe Wi-Fi mais simples, sem carateres especiais.
- Certifique-se de que não há filtragem MAC ativada no router (ou certifique-se de que o gateway está na lista de permissões).
- Certifique-se de que as restrições de acesso (controlo parental, etc.) estão desativadas.
- Verifique se o router tem uma função de suspensão. Se tiver, desative essa função (evite a interrupção/restabelecimento da ligação frequentes ao router para garantir uma função de gateway estável).
- Desative a restrição de canal Wi-Fi (ative a seleção automática) ou selecione os canais 1, 6 ou 11.
- Verifique se a rede de 2,4 GHz também está ativada se o router for compatível com banda dupla (o sistema VELUX ACTIVE with NETATMO e VELUX App Control só pode estabelecer ligação a redes de 2,4 GHz). Tente também desativar a rede de 5 GHz.
- Verifique se UPnP está ativado (isto é recomendado).
- Verifique se a transmissão LAN para WLAN e multicast não está bloqueada.
- Tente substituir os servidores DNS atuais pelos da Google (Principal: 8.8.8.8 / Secundário: 8.8.4.4).
- Verifique se o seu router tem alguma firewall/filtragem de portas. Se tiver, abra a porta 25050 (TCP).
- Atribua um IP estático ao gateway com o respetivo endereço MAC.
Para melhorar a força do sinal Wi-Fi entre o router e o gateway, pode mover fisicamente o gateway e o router de modo a que fiquem mais próximos. Também pode adicionar um extensor de alcance sem fios à sua rede Wi-Fi.
Para ligar o gateway a um novo ponto de acesso Wi-Fi (router), utilize a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Gateway > Setup Wi-Fi" (Definições > Gestão da casa > Gateway > Configurar Wi-Fi). Será então orientado para introduzir novamente o código de identificação do seu ponto de acesso Wi-Fi.

Remova as pilhas, prima qualquer botão no controlo remoto e volte a colocar as pilhas. Deverá ver uma luz verde intermitente na parte da frente do controlo remoto, o que indica que está ligado corretamente. Instale pilhas novas se a luz não se acender ou se estiver fraca/esbatida.
 
Caso haja problemas de ligação, coloque o sensor/interruptor mais perto do gateway (20-50 cm) durante o procedimento de deteção.

Para obter as melhores condições que proporcionem medições precisas, coloque o sensor de acordo com as seguintes diretrizes:
  - Coloque o sensor na parede, dentro do alcance, a uma altura adequada (90-170 cm)
  - Não coloque o sensor na parte interior de uma parede exterior
  - Não coloque o sensor exposto à luz solar direta
  - Não coloque o sensor por cima de radiadores ou aparelhos de aquecimento
  - Não coloque o sensor atrás de cortinas, peças de mobiliário ou outros obstáculos

Coloque o seu interruptor de saída dentro do alcance, a uma altura adequada (90-120 cm), junto à sua entrada principal. Pode colocar um interruptor de saída em cada uma das entradas de casa.
O alcance máximo de funcionamento entre um sensor/interruptor de saída e o gateway é de 300 m em campo aberto ou cerca de 30 m dentro de casa (incluindo paredes e tetos).
Tente mover o gateway e os interruptores de modo a que fiquem mais próximos para melhorar a força do sinal sem fios. Não é possível utilizar um extensor de alcance sem fios.

O interruptor do seu sensor está predefinido para controlar todas as janelas na divisão. Se a divisão não tiver janelas elétricas, toda a proteção solar exterior é controlada. Se não houver qualquer proteção solar exterior instalada, todas as cortinas interiores são controladas.
 
Pode editar esta predefinição na aplicação acedendo a "Settings > Home management > Room > Sensor switch > Controlled actuators" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor > Acionadores controlados). Um interruptor do sensor apenas pode controlar produtos na mesma divisão e apenas um tipo de produto de cada vez.

Para instalar um sensor adicional à sua solução VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Install new products > Install additional switch" (Definições > Instalar novos produtos > Instalar interruptor adicional) e siga as instruções.

Para remover um sensor da sua instalação VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room > Sensor switch" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor) e prima "Remove product" (Remover produto).
Para mover um sensor de uma divisão para outra, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room > Sensor switch" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor) e prima "Move product" (Mover produto).
Um sensor apenas pode controlar os produtos na mesma divisão em que se encontra. É recomendável instalar um sensor em cada divisão para obter o melhor controlo automático dos seus produtos e usufruir de todos os benefícios do sistema VELUX ACTIVE.
Para instalar um interruptor de saída adicional na sua solução VELUX ACTIVE, abra a aplicação, aceda a "Settings > Install new products > Install a new switch" (Definições > Instalar novos produtos > Instalar novo interruptor) e siga as instruções.
O alcance máximo de funcionamento entre um produto VELUX e o gateway é de 300 m em campo aberto ou cerca de 30 m dentro de casa (incluindo paredes e tetos). É possível duplicar o alcance (60 m dentro de casa) utilizando o extensor de alcance io-homecontrol (KLF).
Não basta copiar a identificação das suas janelas e produtos de proteção solar a partir de um (ou mais) dos seus controlos remotos já existentes para o gateway. Todos os controlos remotos já existentes permanecerão inalterados.
Se a sua janela ou produto de proteção solar tiver sido entregue com um interruptor de parede (controlo local), deve começar sempre por proceder ao respetivo emparelhamento com este interruptor. Siga as instruções fornecidas com o interruptor de parede.

Se tiver um controlo remoto táctil VELUX (KLR 200) ou um controlo remoto com ecrã VELUX (KLR 100), adicione também a janela ou o produto de proteção solar a este controlo remoto. Siga as instruções fornecidas com o controlo remoto.

Nota: Se reunir todos os seus produtos num controlo remoto, simplificará o processo de cópia dos seus produtos VELUX para o gateway VELUX.
Para adicionar uma nova janela ou produto de proteção solar à sua instalação VELUX ACTIVE with NETATMO ou VELUX App Control, abra a aplicação, aceda a "Definições > Instalar novos produtos > Instalar nova janela" e siga as instruções.

Nota: Antes de adicionar um novo produto ao sistema VELUX ACTIVE ou VELUX App Control, é necessário que esse produto já esteja emparelhado com um controlo remoto VELUX.
O firmware do seu gateway VELUX ACTIVE é atualizado automaticamente quando são lançadas novas funcionalidades e correções de erros. Certifique-se de que está sempre ligado e dispõe de ligação à Internet.

Utilização da minha aplicação

O sistema VELUX App Control e VELUX ACTIVE with NETATMO são ambos produtos domésticos inteligentes que podem controlar as suas janelas e acessórios VELUX a partir do seu smartphone. A diferença entre os dois produtos é: 

Sistema VELUX ACTIVE with NETATMO: Com este produto pode controlar a sua casa com uma aplicação. Pode operar manualmente os seus produtos VELUX para qualquer posição desejada, e também pode criar automatizações agendadas com base nas suas definições pessoais, tais como quantas vezes por dia quer arejar a divisão. Além disso, pode criar automatizações inteligentes com base no seu clima interior. O sensor de clima interior incluído no seu pacote de introdução ao sistema VELUX ACTIVE deteta a temperatura interior, humidade e nível de CO2 na sua casa. Se as leituras estiverem fora da sua gama preferida, o sistema VELUX ACTIVE assegura automaticamente a ventilação e a proteção solar para manter sempre um clima interior saudável na sua casa. 

Sistema VELUX App Control: Com este produto, também pode controlar a sua casa com uma aplicação. Pode operar manualmente os seus produtos VELUX para qualquer posição desejada e pode criar automatizações agendadas com base nas suas definições pessoais, tais como quantas vezes por dia quer arejar a divisão. Como não está incluído nenhum sensor de clima interior ao comprar o seu sistema VELUX App Control, NÃO é capaz de criar quaisquer automatizações inteligentes. Contudo, pode sempre adicionar sensores ao seu sistema VELUX App Control, sempre que quiser e, por conseguinte, atualizá-lo para um produto VELUX ACTIVE. 

Ambos os produtos são controlados com a mesma aplicação na sua loja de aplicações, "VELUX ACTIVE with NETATMO". 
O ponto vermelho junto ao ícone Definições indica que há novidades sobre o sistema VELUX ACTIVE with NETATMO ou VELUX App Control. Pode ser informado sobre novas funcionalidades ou melhorias a serem adicionadas à sua aplicação, abrindo a área de definições e localizando: Novidades. Depois de ter lido as informações, o ponto desaparece até que novas informações sejam recebidas.
Para ver os Termos de Utilização do sistema VELUX ACTIVE e VELUX App Control,
clique aqui

O nível de qualidade do ar na sua casa é apresentado constantemente na aplicação VELUX ACTIVE. Se aceder à página da divisão (controlo do produto), pode ver os níveis de temperatura, humidade e CO2 medidos pelo sensor nessa divisão.

Aceda à página da divisão para ver os níveis atuais de temperatura, humidade e CO2 numa divisão específica. Troque de divisão para ver os níveis nas outras divisões.
De acordo com a OMS, um bom nível de temperatura dentro de casa situa-se entre 17° e 26° Celsius (63 a 79° Fahrenheit). Isto pode evitar a formação de condensação, o desenvolvimento de bolor ou a desidratação das pessoas na divisão.
Para escolher entre as unidades de temperatura Celsius ou Fahrenheit, abra a aplicação, aceda a "Settings > My account > Unit system" (Definições > A minha conta > Sistema de unidades) e selecione a unidade da sua preferência.
De acordo com a OMS, um bom nível de humidade dentro de casa (quantidade de vapor de água no ar) situa-se entre 40% e 60%.
De acordo com a OMS, um bom nível de CO2 dentro de casa situa-se abaixo de 1.150 ppm.
Para verificar o nível de carga das pilhas ou a força do sinal de um interruptor do sensor, abra a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Room > Sensor switch" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor).
 
Para verificar o nível de carga das pilhas ou a força do sinal de um interruptor de saída, abra a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Departure switch" (Definições > Gestão da casa > Interruptor de saída).
 
Para verificar a força do sinal Wi-Fi para o gateway, abra a aplicação e aceda a "Settings > Home management > Gateway" (Definições > Gestão da casa > Gateway).
Para apresentar outra casa na aplicação, prima o nome da casa no ecrã de abertura e selecione a sua casa preferida.
Caso se tenha esquecido da sua palavra-passe para a conta VELUX, prima "Forgot your password?" (Esqueceu-se da palavra-passe?) no ecrã de início de sessão e siga as instruções no e-mail. Se não receber um e-mail, consulte a sua pasta de mensagens de spam.
Pode convidar e partilhar o acesso com um novo utilizador abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Guest management > Invite a user" (Definições > Gestão de convidados > Convidar um utilizador).
Receberá automaticamente uma notificação quando for lançada uma nova versão. Aceda à página de transferências e aceite a atualização, caso não tenha as atualizações automáticas ativadas.
Pode utilizar a aplicação ou o controlo remoto para colocar a sua janela ou produto de proteção solar VELUX na posição pretendida. Na aplicação, selecione a divisão e percorra o ecrã até ver o produto que pretende operar. Faça deslizar o botão na barra de controlo para definir a posição pretendida. Liberte-o para iniciar o movimento. Pode sempre interromper o movimento premindo o botão "Parar".

Nota: Pode obter um controlo rápido premindo os ícones do produto em cada lado do controlo de deslize – o produto irá diretamente para a posição final.
Para interromper a operação de um produto, utilize o controlo remoto ou a aplicação. Na aplicação, prima o botão "Parar" no ecrã de abertura ou no ecrã da divisão.
Há duas formas de interromper o controlo automático temporariamente:
- Controlar um produto manualmente para o colocar numa nova posição, seja na aplicação ou num controlo remoto VELUX. Isto isolará o produto de outros controlos automáticos até ao controlo automático seguinte.
- Utilizar o ícone do centro de controlo no canto superior direito (3 pontos), para "colocar em pausa" todos os controlos automáticos para aquela divisão específica. Para reativar o controlo automático, selecione "Reiniciar" no centro de controlo ou aguarde apenas que o controlo automático seguinte seja iniciado.

Para abrir a sua janela para uma posição de ventilação segura, faça deslizar o botão na barra de controlo horizontal até chegar ao ícone de "bloqueio para ventilação".

Nota: O ícone de "bloqueio para ventilação" não será apresentado se a sua janela não tiver uma aba de ventilação.

Os acessórios que são instalados numa janela também estarão agrupados com a janela na aplicação. Para encontrar um produto específico, selecione a divisão com a janela e percorra o ecrã até ver a janela ou o produto de proteção solar a ser controlado.
O agrupamento pessoal de produtos não pode ser criado na aplicação.
Se desejar controlar todos os produtos numa divisão do mesmo tipo, selecione o ecrã da divisão e a opção de agrupar abaixo dos valores dos sensores. A alteração da posição do controlo de deslize controla agora todos os produtos desse tipo. Para obter controlo individual, selecione a opção Dispositivo.

Em alternativa, é possível controlar todos os produtos de um tipo a partir do sensor de clima interior na divisão. Estes grupos são sempre de janelas, estores ou cortinas.
Todos os comandos de controlo enviados a partir da aplicação requerem que haja uma ligação à Internet entre o dispositivo móvel e o gateway. Se esta ligação de comunicação for interrompida, a aplicação não pode ser utilizada até que a ligação seja estabelecida novamente. O próprio gateway continuará a fornecer controlo automático durante 2 dias, sem acesso à Internet. Após este tempo, pára, uma vez que os dados meteorológicos não foram atualizados.
Pode alterar as suas definições de controlo automático em qualquer altura. Para alterar as definições, abra a aplicação e localize "Definições > Agenda e Automatizações" e introduza as suas preferências para cada divisão individualmente.
Sim, com a aplicação, é possível anular temporariamente a proteção do sensor de chuva. A primeira vez que abre a janela, é limitado à posição de ventilação e é informado "Está a chover". Se voltar a abrir a janela utilizando o controlo de deslize de posição, é-lhe permitida uma abertura até 50 %. Após 15 minutos, a janela fecha-se automaticamente mais uma vez, assegurando uma proteção total contra a chuva.

Nota: NÃO é possível definir manualmente a proteção do sensor de chuva para janelas motorizadas mais antigas e para janelas para coberturas planas.
Pode alterar o nome da sua casa, divisão ou produtos a qualquer momento. Para alterar o nome da sua casa, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Name of House" (Definições > Gestão da casa > Nome da casa) e introduza as suas preferências. Para alterar o nome da sua divisão, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room" (Definições > Gestão da casa > Divisão) e introduza as suas preferências. Para alterar o nome dos seus produtos, abra a aplicação, aceda a "Settings > Home management > Room > Product" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Produto) e introduza as suas preferências.
 
Importante: Quando atribuir nomes às suas divisões e produtos, tenha o cuidado de não utilizar o tipo de divisão no nome do produto, já que tal pode causar conflitos na atribuição de nomes. Mantenha os nomes do tipo de divisão (casa de banho, cozinha, etc.) para as divisões e os nomes do tipo de produto (janela, estore, etc.) para os produtos. Assim, permitirá a melhor integração com os comandos de voz da Siri (Apple HomeKit). Se utilizar o idioma inglês para a Siri, atribua nomes/termos em inglês às divisões e aos produtos para obter o melhor desempenho.
A aplicação notificá-lo-á automaticamente quando as pilhas de algum dos sensores ou interruptores de saída necessitarem de substituição. Caso pretenda remover as notificações, pode gerir todas as notificações do sistema VELUX ACTIVE abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Notifications" (Definições > Notificações).
Pode gerir as suas notificações padrão do sistema VELUX ACTIVE with NETATMO e VELUX App Control abrindo a aplicação e acedendo a "Definições > Notificações". Atualmente, não é possível criar quaisquer notificações no sistema VELUX ACTIVE ou VELUX App Control.

Os dois botões vermelhos no ecrã inicial (sol e lua) podem ser utilizados para um controlo rápido e fácil dos seus produtos de proteção solar. Ao premir o botão de sol, abrem-se todos os produtos de proteção solar da casa (bom dia). Ao premir o botão de lua, fecham-se todos os produtos de proteção solar da casa (boa noite).

Sim, pode modificar o "Bloqueio" para também fechar todos os produtos de proteção solar quando sair, ou modificar o cenário de "Boa noite" para que também todas as janelas sejam fechadas quando forem fechadas as proteções solares. Para modificar os cenários, abra a aplicação e aceda a "Definições > Ações rápidas".

O botão de cadeado e o interruptor de saída são utilizados para colocar o seu controlo de climatização interior VELUX ACTIVE num modo de segurança (ausência) quando não se encontra em casa. As suas janelas ficam então bloqueadas apenas para ventilação pela aba/sem abertura (janelas sem aba). Ao premir o "cadeado fechado", define o modo de segurança/ausência. Ao premir o "cadeado aberto", define o modo sem segurança/em casa.

Nota: Configurar os estados na aplicação é o mesmo que premir o interruptor de saída.

O sistema VELUX ACTIVE with NETATMO e o VELUX App Control estão protegidos para evitar que utilizadores não autorizados desbloqueiem a sua casa. Para destrancar, é necessário que o seu smartphone tenha obtido uma chave de autenticação específica a partir do gateway. Os utilizadores que não tenham esta chave não conseguem destrancar a casa a partir da aplicação.

Há duas formas de obter a chave:
- A chave obtém-se automaticamente durante a instalação do gateway.
- A chave obtém-se premindo a barra de alerta vermelha denominada "Autenticação necessária" e depois seguindo as instruções.
(certifique-se de que o smartphone e o gateway estão próximos um do outro (aproximadamente 20 cm) e que ambos estão ligados à mesma rede Wi-Fi)

A chave de segurança é guardada diretamente no smartphone, por motivos de segurança. Terá de obter uma nova chave se mudar de smartphone ou dispositivo ou se terminar sessão da sua conta.

Nota: Pode destrancar sempre a sua casa utilizando o interruptor de fecho.
O sistema VELUX ACTIVE considera que se trata de um utilizador autorizado e que é seguro destrancar a casa quando recebe um comando de um controlo remoto.

Medições e automação

Os algoritmos do sistema VELUX ACTIVE podem ser ajustados de forma a corresponderem às suas preferências pessoais. Caso pretenda aumentar ou reduzir a sensibilidade dos parâmetros de climatização interior ou pretenda definir um período de inatividade, é possível fazê-lo abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Active Control" (Definições > Controlo ativo).
Os dados meteorológicos do exterior são utilizados para ajustar a duração e a medida em que a janela se abre durante a ventilação e para evitar que a janela seja operada sem que possa haver um melhoramento na climatização interior. Os dados meteorológicos também são utilizados para ajustar os produtos de proteção solar de forma a evitar um potencial sobreaquecimento, antes que este ocorra.
Quando o sensor de climatização interior estiver instalado e os algoritmos de controlo estiverem ativados na aplicação, o sistema VELUX ACTIVE controlará automaticamente todas as janelas de sótão e todos os produtos de proteção solar na divisão.
O sistema VELUX ACTIVE e o VELUX App Control continuarão a funcionar durante as interrupções da Internet. A aplicação regula a climatização interior e a proteção solar em conformidade com o ponto de regulação mais recente que tenha sido aplicado antes da falha (modo de ausência, ponto de regulação manual, etc.). Após dois dias, é colocado em pausa, uma vez que não foram atualizados dados meteorológicos. Apenas a operação de proteção solar de manhã e à noite está em curso.

Contudo, durante a falha, não será possível utilizar a aplicação (ou seja, não será possível controlar o produto, nem obter leituras dos parâmetros de climatização interior, nem efetuar alterações a quaisquer definições). A funcionalidade da aplicação é novamente ativada de forma automática em todos os dispositivos ligados quando a ligação à Internet for restabelecida. O gateway pode demorar alguns minutos até voltar a ligar depois de a ligação à Internet ter sido restabelecida.

Durante uma falha de energia, a funcionalidade do sistema VELUX ACTIVE e VELUX App Control não estará disponível. No entanto, poderá controlar os produtos VELUX a energia solar utilizando o controlo remoto. Quando volta a haver energia, o gateway estabelece automaticamente a ligação ao seu router e aos servidores em cloud. Tenha em atenção que isto pode demorar alguns minutos.
Para garantir uma segurança total para a sua casa, o gateway VELUX entra automaticamente no modo de segurança (modo de ausência) após uma falha de energia. Isto evita que as janelas se abram em caso de falha de energia provocada por alguém mal intencionado fora da casa.
Sim, pode utilizar a aplicação para definir um período após o qual a janela se fecha automaticamente (por exemplo, ventilação da casa de banho com base em tempo). Para definir o período, prima o ícone do centro de controlo (3 pontos) no canto superior do ecrã da divisão e defina um temporizador. Findo o tempo limite do temporizador, a janela irá fechar-se automaticamente. O controlo automatizado será retomado automaticamente no início da próxima automatização agendada do ACTIVE.
Pode ajustar o período de tempo em que a sua janela de fecha automaticamente de forma a corresponder às suas necessidades pessoais. Por predefinição, o período de tempo está definido para 15 minutos, mas pode ser ajustado para qualquer valor entre 5 e 60 minutos.
Não. O sistema VELUX ACTIVE não permite definir um horário de abertura e fecho das janelas e/ou dos produtos de proteção solar. Se utilizar a aplicação VELUX ACTIVE no iPhone, pode criar um horário na aplicação Apple Home (consulte o suporte da aplicação Apple HomeKit).
Sim, é possível desativar ou interromper o funcionamento do sistema VELUX ACTIVE de forma a evitar o controlo automático das suas janelas e produtos de proteção solar. Abra a aplicação e localize "Definições > Agenda e Automatizações" para desativar todo o controlo automático em casa. Ou mantenha o controlo automático ativado em divisões específicas, através da abertura da aplicação e localizando "Definições > Agenda e Automatizações> Divisão > Parâmetros > Ativar esta automatização".
Sim, é possível desativar o sistema VELUX ACTIVE with NETATMO e o VELUX App Control temporariamente numa ou em todas as divisões de forma a evitar o controlo automático das suas janelas e produtos de proteção solar durante a noite. Abra a aplicação e localize "Definições > Agenda e Automatizações > Divisão" para definir o horário de funcionamento dessa divisão (ou seja, das 8h00 às 21h00). Repita este passo para cada divisão.
Sim, é possível desativar o sistema VELUX ACTIVE ou o VELUX App Control numa divisão e continuar a ter controlo automatizado noutra. Abra a aplicação, aceda a "Definições > Agenda e Automatizações" e selecione a divisão em que pretende desativar o sistema VELUX ACTIVE ou o VELUX App Control. Agora, pode definir as horas de funcionamento da divisão – ou desselecionar "Ativar esta automatização" para desativar o Controlo Agendado para essa divisão.
Sim, pode decidir, quando prefere que o sistema VELUX ACTIVE ou o VELUX App Control seja autorizado a funcionar. Pode definir horários individuais para cada dia da semana e/ou pode mesmo definir períodos específicos diariamente. Leia mais sobre a funcionalidade de Agenda e Automatizações aqui para saber como criar as suas próprias automatizações.
A temperatura da divisão é medida pelo sensor de climatização interior. A temperatura é medida a cada 20 segundos dentro do intervalo 0-50 °C / 32-122 °F.
Medições do sensor de temperatura do sistema VELUX ACTIVE diferentes das medições de outro termómetro na divisão podem dever-se a um ponto de instalação inadequado. Verifique se o sensor não está exposto à luz solar direta, por cima de algum aparelho de aquecimento, atrás de uma cortina, ou junto a uma janela ou porta aberta. Remova o sensor e desloque-o para outra posição.
A humidade é medida pelo sensor de climatização interior instalado na parede da sua divisão. A medição da humidade é atualizada a cada 20 segundos e medida dentro do intervalo 0-100% com uma precisão de ± 3%.
O nível de dióxido de carbono (CO2) da divisão é medido pelo sensor de climatização interior instalado na parede da divisão. A medição de CO2 é atualizada a cada 5 minutos e medida dentro do intervalo 0-5000 ppm.
Se a aplicação não apresentar qualquer valor de medição do sensor, tal pode dever-se a um problema de pilhas ou de comunicação.
 
Verifique primeiro a carga das pilhas do sensor.
- Verifique o nível de carga das pilhas do sensor abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Home management > Room > Sensor switch > Battery level" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor > Carga das pilhas).
- Remova as pilhas, aguarde alguns segundos antes de voltar a inseri-las e, depois, verifique se o LED está intermitente na parte frontal do interruptor.
 
Em seguida, verifique a qualidade do sinal de rádio entre o sensor e o gateway.
- Verifique a qualidade do sinal de rádio do sensor abrindo a aplicação e acedendo a "Settings > Home management > Room > Sensor switch > Radio signal" (Definições > Gestão da casa > Divisão > Interruptor do sensor > Sinal de rádio).
- Mova o sensor para mais perto do gateway.
O sensor de chuva fornecido com a sua janela VELUX (ou kit de motor) está ligado diretamente ao controlo do motor. Não são transmitidas informações para a aplicação quando é detetada chuva e a janela se fecha (a deteção de chuva é gerida localmente pelo sistema de abertura da janela). A aplicação VELUX ACTIVE apenas emite um alerta de chuva se a janela (motor) for aberta enquanto estiver a chover.

Se faltarem alguns ou todos os valores do seu sensor, este pode estar fora do alcance (tal é indicado na aplicação). Verifique as pilhas do sensor e, se necessário, substitua-as. Se apenas faltar o nível de dióxido de carbono (CO2), mas os níveis de humidade e temperatura forem apresentados corretamente, aguarde 5 a 10 minutos para verificar se aparece alguma medição. O nível de CO2 apenas é medido a cada 5 minutos, e isto pode ocorrer após uma substituição das pilhas.

Se nenhuma destas ações fizer com que os valores do sensor sejam apresentados, este tem de ser substituído.

Nota: As medições de CO2 não serão apresentadas até 12 horas após a instalação inicial, devido à calibração do sensor.

As pilhas do sensor e do interruptor de saída têm uma duração típica de 2 anos em condições normais de funcionamento. O sensor e o interruptor de saída mantêm-se totalmente funcionais até 7 dias após entrarem no estado de carga fraca das pilhas.

Os meus dados

Durante a instalação do sistema VELUX ACTIVE, ser-lhe-á pedido que crie uma conta com o seu endereço de e-mail e uma palavra-passe. O seu endereço de e-mail fica guardado num servidor em cloud seguro. A VELUX não poderá aceder à sua palavra-passe. Se instalar o seu gateway VELUX através da aplicação Apple HomeKit, nenhuns dados serão guardados.
 
Se instalar através da aplicação VELUX ACTIVE, guardaremos dados sobre o seu gateway e configuração do sistema para efeitos de otimização de serviços e produtos.
 
Guardamos os seus dados pessoais enquanto a sua conta está ativa e 6 meses após os produtos serem desligados.
 
Para obter uma visão completa dos dados pessoais que guardamos, consulte a Política de privacidade VELUX ACTIVE.
Os dados do sistema VELUX ACTIVE são guardados num centro de dados seguro gerido pela NETATMO. Os dados ficam acessíveis apenas à VELUX A/S, NETATMO e representantes de vendas VELUX locais. O centro de dados encontra-se na UE.
Os dados do sistema VELUX ACTIVE ficam visíveis apenas para a VELUX A/S, a NETATMO e, dentro de alguns limites, os representantes de vendas VELUX locais, e mais nenhuma entidade.
O sistema VELUX ACTIVE recolhe dados para poder regular com eficácia a sua climatização interior. Os dados são utilizados para efeitos de otimização de serviços e produtos e para fins de marketing, caso tenha consentido tal utilização. Para obter uma visão completa dos dados pessoais que guardamos, consulte a Política de privacidade VELUX ACTIVE.
Se pretender ver um relatório sobre os dados pessoais que temos guardados, contacte: active-support@velux.com
Pode alterar o seu endereço de e-mail e os nomes das casas, divisões, janelas, cortinas e estores na aplicação VELUX ACTIVE. Se tiver quaisquer outros pedidos, contacte: active-support@velux.com.
Se pretender remover as informações guardadas pela VELUX, terá de solicitar que a sua conta VELUX ACTIVE seja apagada. Quando reinicia o seu gateway, apagamos as suas informações pessoais dentro do período definido na Política de privacidade VELUX ACTIVE. Se pretender que as informações sejam removidas de imediato, contacte: active-support@velux.com com o seu pedido de apagamento. Para obter mais detalhes, consulte os Termos de Utilização da aplicação VELUX ACTIVE.

O Grupo VELUX está empenhado em prevenir incidentes tais como a pirataria e o uso indevido de dados. Para assegurar isto, temos implementado uma série de mecanismos técnicos, administrativos e físicos de segurança, desenhados para proteger os dados recolhidos pelo VELUX ACTIVE. Por favor note que, apesar dos nossos esforços para proteger os seus dados, nenhuma solução de segurança é perfeita nem impenetrável.

Se, por acaso, observar alguma situação de utilização de dados pessoais, suspeita de quebra de segurança, um problema informático ou similar em relação ao VELUX ACTIVE, por favor submeta a seguinte informação aqui. 
  1. Tipo de incidente e descrição (o que é que observou?)
  2. Quando é que o incidente ocorreu?
  3. Onde é que o observou? (em que páginas de internet ou similar)
  4. As pessoas estão afectadas? (a fuga de dados contém informação pessoal sobre pessoas? Se sim, quem?)
  5. Quem está informado deste incidente?

Responderemos prontamente.

A sua privacidade e segurança estão protegidas pela função de Vulnerabilidade do telefone na sua aplicação Android se seguir as recomendações abaixo. Isto é apenas para utilizadores Android uma vez que o sistema iOS funciona num sistema diferente.

A privacidade dos seus dados é muito importante para nós. Vulnerabilidades na segurança podem apresentar uma ameaça para a privacidade dos seus dados. Para melhorar a segurança do seu telefone, fornecemos recomendações na aplicação. Siga as nossas dicas para maximizar a segurança do seu telefone. Tenha em atenção que deve sempre actualizar a versão de Android do seu telefone.

1. Palavra passe ou padrão no ecrã de bloqueio:
Ter uma palavra passe ou padrão no ecrã de bloqueio previne o acesso às suas aplicações e palavras passe. Recomendamos fortemente que defina uma palavra passe ou padrão para desbloquear o seu telefone.

2. Acesso root:
Se o seu telefone está em modo root, permite que qualquer aplicação aceda a outras aplicações no sistema. Recomendamos que utilize o modo de distribuição estandardizada (unrooted).

3. Aplicação não oficial ou certificado errado:
Poderá encontrar uma aplicação VELUX ACTIVE noutro local sem ser na loja Google Play. Uma aplicação não oficial poderá não ser tão fiável como a oficial. Recomendamos que o remova e instale a aplicação oficial da loja Google Play.

4. Actualização do sistema do telefone:
Recomendamos fortemente que instale a última versão do sistema no seu telefone uma vez que protege de ameaças de segurança.
 

HomeKit

Pode utilizar a aplicação Apple HomeKit para controlar os seus produtos VELUX através da Siri (assistente de voz da Apple). Utilize a sua voz para abrir a janela, descer as cortinas ou perguntar como está a qualidade do ar atualmente na sua casa. A aplicação Apple HomeKit também permite criar cenários que ligam os seus produtos VELUX e outros dispositivos compatíveis com HomeKit.
Se a aplicação Apple HomeKit não funcionar com as suas janelas de sótão VELUX, verifique a sua sincronização de dados:
- Retire o gateway da tomada (desligue) durante, pelo menos, 30 segundos e volte a ligá-lo.
- Aguarde que a sincronização iCloud esteja concluída em todos os dispositivos ligados utilizando a mesma conta Apple.
 
Pode forçar a sincronização ligando o seu iPhone ao carregador e reiniciando-o. Se isto não funcionar, será necessário repor a configuração da aplicação HomeKit e voltar a ligar.
Se já configurou o HomeKit com outro aparelho iOS, por favor consulte: ""Como partilho o controlo do Apple HomeKit?"" para receber um convite.
Caso contrário, siga os passos abaixo:

Em primeiro lugar, reinicie o emparelhamento do HomeKit com a sua gateway:
 - Remova a gateway da applicação Home no caso de a ver lá.
 - Verifique que o seu smartphone está ligado à mesma rede Wi-Fi que a sua gateway.
 - Verifique que a sua gateway tem corrente eléctrica e que a luz LED está a piscar na parte de trás da gateway.
 - Pressione e mantenha pressionado o botão marcado com o ícone da engrenagem.
 - Quando ver a luz LED piscar vermelho, solte o botão e pressione-o uma vez novamente, por uma curta duração para confirmar a reiniciação.
 - A gateway irá reiniciar e recomeçará automaticamente.
 - Espere até que a luz LED na parte de trás da gateway pisque branco.
 
Em segundo lugar, reconfigure o acesso Wi-Fi da gateway:
 - Abra a aplicação da VELUX e seleccione ""Definições""
 - Seleccione ""Gestão da Casa""
 - Seleccione ""Gateway VELUX""
 - Seleccione ""Configurar Wi-Fi"" e siga as instruções.
 
Finalmente, emparelhe a sua gateway com o HomeKit:
 - Abra a aplicação VELUX e seleccione ""Definições""
 - Seleccione ""Gestão da Casa""
 - Seleccione ""Gateway VELUX""
 - Seleccione ""Configurar HomeKit"" e siga as instruções.
A aplicação HomeKit assenta num protocolo local seguro fornecido e concebido pela Apple. A aplicação Apple HomeKit requer que se encontre em casa e ligado à sua rede Wi-Fi. O sistema VELUX ACTIVE considera isto seguro e destranca a casa quando é executado um comando da aplicação Apple HomeKit. Apenas é possível aceder à aplicação HomeKit quando não está em casa se utilizar um hub doméstico Apple (como uma Apple TV ou um iPad).
 
Nota: Tenha cuidado ao utilizar a automação da aplicação HomeKit quando não estiver em casa, pois tal pode fazer com que destranque a sua casa.
Para controlar os seus produtos com a Siri e a aplicação Apple HomeKit quando está fora de casa (não ligado à sua rede Wi-Fi doméstica), tem de configurar um dispositivo como hub doméstico da aplicação HomeKit. Pode ser:
 - Uma Apple TV4 com tvOS 10 ou posterior.
 - Um iPad com iOS 10 ou posterior.
Pode utilizar o controlo por voz da Siri premindo o botão da casa, premindo o botão lateral ou dizendo a expressão: "Hey Siri". Para utilizar o comando "Hey Siri" no seu dispositivo, tem de o ativar acedendo a Settings > Siri & Search > Listen for "Hey Siri" (Definições > Siri e pesquisa > Ouvir "Hey Siri").
 
Sugestão! Quando atribuir nomes às suas divisões e produtos, deve ter o cuidado de não utilizar o tipo de divisão no nome do produto, já que tal pode causar conflitos na atribuição de nomes. Mantenha os nomes do tipo de divisão (casa de banho, cozinha) para as divisões e os nomes do tipo de produto (janela, estore) para os produtos. Assim, permitirá também a melhor integração possível com os comandos de voz da Siri (Apple HomeKit). Se utilizar o idioma inglês para a Siri (para melhor reconhecimento de voz), deve atribuir nomes em inglês às divisões e aos produtos para obter o melhor desempenho.
Durante a configuração do sistema VELUX ACTIVE, ser-lhe-á pedido que digitalize o código de configuração HomeKit com a câmara do seu dispositivo.
 
O código de 8 dígitos da aplicação Apple HomeKit (xxx-xx-xxx) encontra-se:
- Na etiqueta que está na parte posterior do gateway.
- Na última página do Guia de Início Rápido fornecido na embalagem.
 
Também pode introduzir o código manualmente se não puder digitalizá-lo com a câmara do dispositivo.
 
Se não tiver configurado a aplicação HomeKit durante a instalação inicial, basta fazê-lo selecionando "Settings > Home management > Gateway > Set up HomeKit" (Definições > Gestão da casa > Gateway > Configurar HomeKit).
Pode partilhar o controlo dos acessórios HomeKit com outras pessoas que utilizem o iOS 10 ou posterior e tenham iniciado sessão no iCloud.
 
Para partilhar o controlo, terá de estar em casa ou ter um hub doméstico configurado em sua casa quando enviar um convite.
 
Na aplicação VELUX ACTIVE with NETATMO, aceda a "Settings > Home management > HomeKit > Invite" (Definições > Gestão da casa > HomeKit > Convidar).
 
Na aplicação Apple Home, localize o ícone de seta no canto superior esquerdo > Invite (Convidar) > introduza a ID Apple da pessoa utilizada para iCloud > Send invite (Enviar convite).

Sim, pode instalar o gateway usando a aplicação Apple HomeKit (e não a aplicação VELUX ACTIVE with NETATMO). Siga as instruções fornecidas nesta ligação.

Nota: Para estas instalações, apenas pode usar a funcionalidade fornecida pela Apple HomeKit e pela aplicação Apple Home. Os algoritmos automáticos ACTIVE não estão incluídos na Apple HomeKit e só é possível aceder-lhes usando a aplicação VELUX ACTIVE.

Quando reiniciar o emparelhamento do HomeKit com a sua gateway, irá remover:

- A ligação Wi-Fi entre a gateway e o seu router
- O emparelhamento do HomeKit com a sua gateway

O emparelhamento com os seus produtos VELUX, sensor e Interruptor de fecho manter-se-á.
Para reiniciar o HomeKit:

- Pressione e mantenha pressionado o botão marcado com um ícone de uma engrenagem
- Quando vir a luz LED piscar vermelho, solte o botão e pressione-o uma vez novamente, por uma curta duração para confirmar a reiniciação
- A gateway irá reiniciar e recomeçará automaticamente
- Quando a luz LED piscar branco, a sua gateway está pronta para um novo emparelhamento com o HomeKit
- Abra a aplicação Home e adicione a gateway como um novo acessório no HomeKit
 
Pode atualizar a sua configuração Wi-Fi se precisar de mudar de fornecedor de serviços de Internet. 
Para atualizar o Wi-Fi:

- Prima sem soltar o botão que tem o ícone de uma engrenagem
- Liberte o botão quando o LED estiver intermitente com a cor branca
- Abra as definições iOS do seu dispositivo e abra a secção "Wi-Fi"
- Selecione o seu gateway na secção "SET UP NEW DEVICE …" (Configurar novo dispositivo) 
- Siga as instruções para atualizar a configuração Wi-Fi